5 de março de 2014

Bolsa de Maternidade- PAP/Tutorial

Comecei fazer essa bolsa quando ainda estava grávida, minha máquina quebrou, fiquei sem costura, depois ganhei uma bolsa linda de uma amiga, e desisti da bolsa, quando sobrasse tempo faria, pois uma amiga encomendou uma bolsa de bebê para o bisneto, o Rafinha, então, eu corri para terminar essa e terminar o PAP, que confesso que nunca sairia, espero que gostem, tentei explicar da melhor maneira possível!

tutorial bolsa de bebê






Medidas:
Bolsa:
4 retângulos: 42x33,5(altura) 2 para a parte externa, 2 para o forro, 2 pedaços de manta Resinada R2
Alças fixas:
8x56 (cortar 2 vezes e a manta)
Alça removível:
8x 1metro e meio ( cortar 1 vez e a manta) (ferragens para bolsa, regulador de alça e 2 mosquetões)
Bolso externo: (eu fiz 2, mas se quiser, pode fazer só um, ou colocar zíper)
42x44cm (dobrar ao meio) (faça aplicações, técnicas de patchwork se quiser e reserve)
Bolsos internos:
20x50cm (bolso com elástico) Dobrar ao meio= 20x25cm
22x40cm DObrar no avesso, costurar toda a volta, deixando aberta a parte lateral que vai ficar embaixo do bolso com elástico, desvirar, passar a ferro e reservar
Zíper 50, ou maior se preferir (faixa que envolve o zíper deve ser do tamanho do zíper, eu sempre faço com uma largura maior, e depois ajeito conforme o tamanho que quero
Faixa que envolve o zíper:
50x10 (cortar 4x) (cortar 2x manta)
faixa que envolve a lateral toda, deve ser da largura que ficar a faixa do ziper com ele aplicado, deixe ela para cortar depois que fizer o zíper, mas a minha medida deu 74 comprimento 17,5cm de largura
Binguelo para prender alça removível:
8x10 (2x)
Mais ferragens de bolsas

Bom vamos la....

Arredonde as laterais superiores, arredonde de um lado apenas, depois dobre ao meio, arredonde a outra, posicione o forro embaixo e arredonde igual

Passe a bolsa na manta, para grudar

Costure bem rente a margem para fixar a bolsa na manta e facilitar o trabalho

Costurada

Corte a rebarba de manta

Dobre as alças no meio, posicione em cima da manta, passe a ferro as duas

Costure como mostra a foto, e deixe a outra ponta aberta para desvirar



Com ajuda do meu vira bonecas, eu desviro as alças em segundos, se você gosta de fazer bolsas, e bonecas, precisa de um kit desse...


Depois de desvirar, passe a ferro

Rebata a costura
Repita a operação na outra alça, e reserve

Dobre o tecido do bolso interno ao meio, passe uma costura na parte da dobra, mas com uma margem de 1,5cm para passar o elástico


Esse seria o bolso grande, faça nas medidas lá de cima e observe como colocar elástico, eu tive umas tentativas antes...

Passe o elástico

Dê uma franzida, (puxe o elástico no tamanho que quiser a parte de cima do bolso)
Vire a pontinha e passe uma costura para prender


Faça o mesmo do outro lado
(Eu vi você olhando meu esmalte descascando, eu vi, eu vi) kkkkkkkkk
Pode me chamar de desleixada, nessa época eu estava com 8 meses de gravidez...


Corte o que sobrou do elástico




GUarde o bolso, e como não achei foto do outro bolso, faça ele e guarde também


Para fazer o binguelo que ficar a alça removível, costure, desvire e rebata a costura



Coloque a ferragem nele, e costure rente a ferragem para segurar melhor


Faça os bolsos externos, posicione na bolsa, para conferir o tamanho, ta tudo certo?


A foto do quilting da bolsa, foi perdida, então nessa parte, você faça o quilt dela, reto ou livre, a sua escolha, dos dois lados, parte de frente e parte de trás, sem forro, só com a manta 

Alfinete o bolso na bolsa e costure as laterais para prender e não ficar torto depois

Faça o mesmo com a parte da frente

Eu quis dividir os bolsos, então eu costurei nas partes das costuras do meu, mas se você quiser não precisa fazer bolso, ou faça como quiser...

Pegue o tecido que é a parte do forro, pegue os bolsos e vamos la, alfinete o bolso com elástico, faça uma dobrinha para dentro nas laterais, na foto da pra ver...

Pegue o outro bolso ja costurado como eu falei la em cima, e posicione ele, observe que coloquei a parte que ficou aberta para eu desvirar embaixo do bolso de elástico, alfinete e costure tudo


Na outra parte da bolsa, posicione o forro, passe a ferro, e costure bem rente a margem só para fixar o forro na bolsa, e repita a operação na parte com bolsos

Olha só como ficou com o bolso costurado...


Aqui mostra melhor o forro sendo pregado na bolsa

Essas faixas são as do zíper, passe a ferro na manta

Costure bem rente a margem, como tudo ou quase tudo que fizer com a manta, assim fica mais fácil manusear o trabalho

Corte a rebarba

Posicione o zíper virado para a parte de baixo, alfinete

Posicione o forro virado para baixo, Direito com direito, em cima do zíper


Depois de costura, vire, passe a ferro para grudar e ficar mais fácil de rebater a costura, repita a operação do outro lado

Aqui a foto desvirando

Rebatendo a costura

Meça o tamanho que vai querer a faixa da bolsa, nesse caso eu diminui e deixei a margem para costura... cortei igual dos dois lados


A partir da medida que ficar a faixa do zíper, você fará a medida da faixa da bolsa, se no fim ficar 17cm a faixa do ziper, (total) a faixa da bolsa será a mesma largura, corte com sobra o comprimento, (a volta da bolsa) se sobrar você corta depois, se faltar vai ser mais difícil arrumar...
Essa foto abaixo é a faixa que vai envolver a bolsa toda, passe a ferro, passe a costura, como sempre, e faça o quilt se desejar


Corte a rebarba

Guarde um pouco essa faixa, vamos fazer a alça removível, a alça regulável eu sempre uso o PAP da Vita Colorita, link abaixo:
Aprenda colocar alça regulável
Mas não faça o acabamento fixo na bolsa, nas duas extremidades, você usará mosquetão

Alça removível, costurar igual a alça normal, observe as fotos




Posicione o ziper na bolsa, centralizado, coloque a bolsa de frente pra você, e coloque o zíper da esquerda pra direita, na foto da pra ver...

Eu alfinetei e medi a faixa que vou precisar a partir dessa foto, mas lembre-se, sempre corte um pouco a mais, é melhor sobrar do que faltar




Posicione o binguelo no centro do zíper e costure ele, dos dois lados, se você optar por não ter alça removível, não precisa fazer isso

Posicione a faixa direito com direito como mostra a foto

E o forro vc coloca direito com direito na parte debaixo


O forro ta embaixo, não da pra ver, mas ele está ali, costure 



Desvire e vai ficar assim Ó: 

Rebata a costura


Posicione a faixa na bolsa e vai alfinetando, se der certo do outro lado, tamanho exato, você costura a faixa na outra extremidade do zíper, se ficar grande, vc risca com o lapis o tamanho certo e corta o excesso, dá trabalho, mas vale a pena, acredite em mim!

Se ficou do tamanho certo, costure a outra extremidade e vai ficar assim, uma faixa toda costurada, 




Meça o meio da bolsa e alfinete as alças, e faça o mesmo na parte de trás, para que as alças fiquem no lugar certo

Alfinete tudo...




Corte o viés de 5 cm ou use o viés pronto


Posicione o viés, direito com direito e costure toda a volta da bolsa com ele junto, assim, poupa uma costura, 

Depois dobre ele, passe a ferro, e costure do outro lado



Alfinete a alça na parte de trás e prenda a faixa nessa parte da bolsa da mesma maneira que fez a parte da frente
Como a foto foi perdida, vc vai posicionar a parte de trás, voltada para cima (na mesa) e como vai ter metade de uma maleta costura, vc vai deixar ela no avesso, posicionar em cima da bolsa e alfinetar, depois de alfinetar, você vai prender toda ela com o viés, mas nessa parte, é bom você abrir o zíper, que é por ele que você vai desvirar a bolsa

Bolsa pronta:





Gostaram?
Ficou alguma dúvida??

Bom, não é permitido reblogar, copiar tudo foto por foto no seu blog, mas escolha uma foto, e leve o link,
 e podem fazer muitas bolsas, vender muito, e todas que fizer, pode voltar para me mostrar!
Qualquer dúvida

Beijos bom final de semana













































67 comentários:

  1. Perfeita Stella!! tem que ter dom pra ensinar tão bem!!!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa ,eu estou fazendo curso de bolsas só fiz 2 aulas,quero fazer para minha filha que tem lancha um sacolão assim para colocar as traias....amei,parabéns
    bjjs
    Mara Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Ficou perfeito !!! Agora a minha tb sai... a bolsa do meu filho está horrível... e quero fazer uma, c seu pap agora acho q consigo... eu mostro quando fizer... O q seria de nós iniciantes sem vc???? Mil bjossssss e obrigada !!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa perfeito ,tudo bem detalhado!Mil vezes obridada Stella!

    ResponderExcluir
  6. Ficou ótimo o Pap Stella!! e a bolsa, linda!! Parabéns!!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo! Bem explicado com todos detalhes! Sem falar que este motivo náutica está um luxo, amei demais vou fazer para meu sobrinho. Obrigada por compartilhar! DEUS te abençoe cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  8. Muito legal! Sempre que vejo esta bolsa eu me lembro do Diminha Baby! Acho que deveríamos batizá-la "Bolsa maternidade Diminha Baby"! <3 Obrigada pelo carinho de ter tanto trabalho para nos presentear com este PAP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem ficou pro Diminha baby, rs eu acabei vendendo ela!

      E agora? Cadê a coragem de fazer uma pro baby??

      Excluir
  9. Ficou linda a bolsa. Em relação ao PAP, obrigada por compartilhar! Que Deus continue te iluminando cada dia mais!!!

    ResponderExcluir
  10. Muito linda. Houve uma época, há uns 25 anos atrás, que fiz muuuuuita bolsa dessas. Mas agora, se for fazer de novo, preciso de PAP - e o teu está perfeito! pinterestei http://www.pinterest.com/pin/36732553185404101/ Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marion, seu pinterest é uma perdição hein? CAramba, rsrs

      Excluir
  11. Amei !
    Tudo bem explicadinho!!!!
    Bjs
    http://mariaameliacroche.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Linda bolsa! Pap incrível. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Você é maravilhosa, sempre disposta a compartilhar! Que Deus abençoe muito você com amor, graça, alegria e criatividade! Obrigada por nos ajudar! Bjoos

    ResponderExcluir
  14. Oi Stella. Mais uma vez estou eu por aqui. Estou ficando enjoada. Não é verdade?Ma sé que não tem jeito de não dá uma "espiadinha" todos os dias no seu blog. Ele encanta a gente.E esses PAPs são "uma mão na roda". Me ajuda D+. Mais uma vez, muito obrigada pela sua generosidade.
    Gostaria de saber o que são esses objetos que vc usa para desvirar as alças da bolsa. Obrigada. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu enjoada ou vc? Eu não enjoo não, pode ficar por aqui o dia todo!!!

      Então eu uso um negócio chamado vira bonecas, a moça que vende é Gislene Caldeira, procura no youtube por vira bonecas que ela mostra como usa, é a melhor coisa do mundo, e pra fazer bonecas com perninhas finas é uma delícia tb!

      Beijos

      Excluir
  15. Oi Stella, estou terminando a bolsa, é super legal o seu pap. Meu problema é com a colocação do viés. desmanchei e estou tentando de novo, acho que vou precisar fazer um curso de acabamento. vc sabe onde? pela internet tem? obrigada. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puts, não sei se tem específico, mas sempre procuro dicas pelo google, youtube e sempre me ajuda!!! Acabamento é prática!!!

      Excluir
  16. muito lindaa adorei.. perfeita.. obrigado por compartilhar! bjus

    ResponderExcluir
  17. obrigada por compartilhar ! gostei muito ! bem explicada e detalhada!

    ResponderExcluir
  18. Preciosa bolsa de maternidad, la felicito, un saludo.

    ResponderExcluir
  19. Preciosa bolsa de maternidad, la felicito, un saludo.

    ResponderExcluir
  20. adorei!!! vou fazer para minha sobrinha que vai nascer. agradeço o compartilhamento.

    ResponderExcluir
  21. adorei!!! vou fazer para minha sobrinha que vai nascer. agradeço o compartilhamento.

    ResponderExcluir
  22. Adorei o PAP super explicativo, agora quanto de tecido devo comprar pra fazer uma bolsa grande e uma pequena????

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!!!
    linda de maisss
    por favor vc pode postar o Papa da maletinha com necessaire dupla?
    estou desempregada e gostaria de fazer e tentar vender para ter uma renda.
    Desde já agradeço
    Beijos e muitas felicidades

    ResponderExcluir
  24. Stella, amei o blog.. iniciante nessa area de bolsas, vou comprar tudo e me arriscar.. rs

    Você sabe no total quanto preciso de cada, manda tecido 1, e forro ???
    obrigada

    ResponderExcluir
  25. Ol, sou nova aki e essa vai ser a primeira vez q tento fazer algo assim... A costura pra mim vai ser tranquilo pq sou costureira, mas fiquei com dúvida quanto as quantidades de tecido q devo comprar. Poderia me dizer quantos metros vai do tecido do forro e do de fora e tbm da resinada? Amei seu pap, mando foto da minha quando terminar

    ResponderExcluir
  26. Boa Noite adorei a explicação qual tipo de tecido vc utiliza?

    ResponderExcluir
  27. Parabéns ficou ótima no próximo faça ao vivo e falando que anima mais a gente a fazer kkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Amei essa bolsa. Fiz uma seguindo as dicas, ficou perfeita

    ResponderExcluir

Não vá embora sem comentar: